Com o objectivo de promover o sector do turismo, o governo italiano procura jovens empreendedores interessados em dinamizar, através da reabilitação de espaços históricos, as cidades menos exploradas de Itália. Segundo o Ministério de Património e Cultura, para incentivar esta iniciativa, o governo italiano está disposto a oferecer 103 monumentos históricos a quem demonstrar interesse em reabilitar e atrair visitantes para a região. 

Para além dos monumentos actualmente inseridos na iniciativa, nos próximos 2 anos, mais 200 edifícios serão incluídos neste projecto, que recompensará os potenciais proprietários com boas ideias com um contrato de arrendamento de 50 anos.

Este projecto tem o propósito de preservar e salvaguardar o património nacional, impedindo assim que estes edifícios históricos se transformem em ruínas. 

Qualquer pessoa que se pretenda candidatar a esta iniciativa, durante um período de nove anos com possibilidade de renovar por mais nove, terá de de concorrer através do preenchimento de um formulário, até ao dia 26 de maio de 2017. 

Este são os alguns dos edifícios disponíveis:

 

Castello di Blera

 

Castello di Montefiore